Agora vai?
Ajustes finais para as obras na Ponte do Costa
Segundo o Daer Pelotas, maquinários poderão ser vistos no local até o dia 23
Reivindicação antiga - e constante - especialmente da população de Piratini, as obras na Ponte do Costa, na ERS-702, devem começar ainda nesta semana. Com a verba de R$ 7,5 milhões liberada pelo governo do estado em setembro, a previsão do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de Pelotas é de que até o dia 23 deste mês os maquinários sejam direcionados ao local.
O superintendente regional do Daer Pelotas, Jorge Antônio de Oliveira Júnior, afirma que as obras, ainda que não aos olhos da população, já começaram. Nesta terça-feira (21), o órgão, junto ao Daer Porto Alegre e às duas empresas vencedoras do processo de licitação, realiza uma reunião na ponte para tratar dos ajustes necessários: licenças ambientais, supervisão da obra e análise do local.
Após as reuniões de trabalho, o próximo passo é a mobilização das empresas Traçado Engenharia, empreiteira, e Incorp Consultoria & Assessoria, responsável pela supervisão da obra. A previsão é de que a nova Ponte do Costa seja concluída em junho de 2019, um ano e meio após o início dos trabalhos no local, segundo o Daer Pelotas.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco, explica que "a Ponte do Costa está sendo feita em blocos pré-moldados, que chegarão todos de uma só vez. A comunidade de Piratini pode confiar que o trabalho está em execução, embora ainda não sejam vistas obras no local”.
A assessoria do Daer informou ao Diário Popular, no dia 7 de novembro, que as obras demoraram a começar porque a empresa responsável por executar os serviços sugeriu uma alteração no projeto. O Daer Pelotas confirma alterações no projeto, propostos pelo Daer Porto Alegre, que não atendeu à reportagem para explicar quais foram as mudanças.
A Ponte do Costa é o único meio de ligação à Piratini por vias asfaltadas. Construída há 82 anos, ela sofre com problemas estruturais e seguidamente é interditada. Estreita, ela permite o tráfego apenas em via única e convive com acidentes. O novo projeto prevê uma ponte mais larga, com via dupla, de 159 metros de comprimento e com capacidade para suportar 59 toneladas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário